segunda-feira, 2 de março de 2009

escalada do zodíaco

Quem me conhece sabe que o meu ego e auto-estima costumam estar muito bem colocados do ranking das minhas prioridades. É algo que me caracteriza.
Porém, hoje de manhã quando vinha no comboio li o meu signo que dizia:

“Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.” Valorize tudo o que tem, TUDO! Desde a saúde, ao carro que o deixa ficar mal, o ar que respira, até à paz do nosso país.

E não podia ser mais verdade. Nem parece meu… mas é verdade. Há que valorizar tudo.

A verdade é que tenho andado a sentir-me numa escalada que não consigo subir. Vou alcançando algumas presas mais difíceis mas subir é que não está fácil.
Cá de baixo até reconhecem e incentivam o meu esforço… mas não chega. Uns batem palmas, outros até agradecem do fundo do coração mas eu continuo nas presas mais baixas. Quando olho para cima, vejo alguns ténis que me vão enchendo os olhos de areia à medida que vão progredindo na parede.

Para ajudar, a minha mochila é das mais carregadas. Levo comigo uma grande parte dos mantimentos para a expedição.

E se de repente eu resolvesse libertar-me da mochila e ficar mais leve?
Será que alguém me puxava para ficarmos todos ao mesmo nível e continuarmos a expedição com mantimentos para todos?

11 comentários:

Ricardo Batista disse...

Embora saiba que mesmo que te puxasse com todas as minhas forças, não seria o suficiente para te ajudar a progredir, sabes que podes sempre contar comigo.

Beijinho...

Cláudia L. disse...

Neste caso, só preciso que estejas sempre comigo. Es o meu equilíbrio. Beijinho no nosso coração.

GuroZen disse...

Eu ia comentar, mas fiquei comovido com os comments anteriores...

Anónimo disse...

Realmente esta partilha do que estás a sentir não é muito tua, e penso que só pode ser justificada por realmente te estar a custar lidar com essa situação...
Ninguém disse que era fácil de chegar ao topo da montanha, mas primeiro tens de medir se é realmente o topo que tu queres! Depende do objectivo a que te propões, talvez a vista de meio do caminho seja suficiente para ti e te faça feliz (não é isso o mais imprtante?). Além disso a escalada não é algo que faças sozinha, normalmente fazes-o com pessoas de quem gostas, que gostam de ti, em que confias para te amparar caso caias. Podem não estar a escalar a teu lado, mas estão cá em baixo a dar-te segurança. Quando alcanças um patamar, das segurança de cima para que eles cheguem ao pé de ti e se possa continuar a subida.
Caso o teu objectivo seja chegar ao topo, de certeza que o consegues, não és pessoa de ficar a meio dos teus objectivos. Se há alguém na tua via a mandar-te terra para os olhos, desvia-te um pouco para a via ao lado. Talvez até seja mais fácil e chegas lá acima à mesma! Ás vezes não se chega ao topo na primeira tentativa, cais, e voltas a tentar!
Mas não percebo a razão pela qual o teu horoscopo te fez pensar nisso, é mais uma mensagem positiva: valoriza a corda, as pessoas que te dão segurança, a tua mochila e a possibilidade que tens de estar a escalar!

Metáforas de um Glateador...
Beijos!

Dani

Cláudia L. disse...

Obrigada Dani.

Foi precisamente numa óptica positiva que achei que o horóscopo veio mesmo a calhar. Uma mensagem positiva para mim que ando desacreditada. Ando desacreditada da estrutura em que estou inserida. Sinto que faço o mesmo mas o crédito está muito abaixo. Uma certa injustiça. Não há coisa que eu mais odeie que isso. Não gosto desta posição.

Só peço que nunca me sinta conformada. Esse é o pior sentimento de todos. Lutar sempre.

Cláudia L. disse...

Quanto a ti GuroZen, fico à espera que se descomova. :)

nuno brolock disse...

A minha tripla personalidade permite-me fazer vários comentários, uns mais parvos, outros mais sábios outros sem adjectivação:

"Escalem-se" com isso! Tou farto de ouvir falar no zodíaco!;

Há um provérbio chinês que diz: se caires 7 vezes, levanta-te 8...;

É o q dá as mulheres terem a mania de encher a mala de coisas...mas o melhor é deixares a mochila num sítio seguro, sobes, ganhas forças e no dia seguinte regressas para a vir buscar.

Anónimo disse...

O egocentrismo tambem pesa...

Cláudia L. disse...

Pois pesa, especialmente quando te é atribuído.

Anónimo disse...

Como tu sabes eu raramente cá venho porque não tenho paciencia para blogs.
De qualquer forma, estas metáforas todas meio cliché, apesar de serem verdade (tal como os clichés!!), infelizmente não te ajudam em nada porque o que falta é uma mudança de atitude e não de discurso. Atitude do teu meio ambiente mas também tua. Tens um desafio à tua frente que nem é o atingir o objectivo mas arranjar a forma mais harmoniosa de lá chegar.
Conformares-te? Se isso algum dia acontecer sou eu próprio que te bato com um pau cheio de pregos ferrugentos! O teu eqilibrio vem da tua força e perseverança. Se te "mandam areia para os olhos" mostra-lhes que isso só te fortalece! Tens suporte para isso e muito mais, para além de todos nós que também cá andamos para te ajudar. Põe a tua vida em perspectiva mas sempre com a mesma filosofia: amanhã vais ser mais forte!
Beijo grande e... a corda somos nós portanto não quebra!
Mané

Cláudia L. disse...

Obrigada Mané.
Neste momento não tenho objectivo de subir, só de me igualar. Por justiça!