terça-feira, 18 de novembro de 2008

liberdade 21

Normalmente não costumo ser grande adepta dos programas de ficção nacional. São quase sempre a mesma coisa. Novelas atrás de novelas. Todas elas são depressivas e não se cansam de realçar o pior que existe nas pessoas. Toda a gente trai toda a gente, mentem, fingem, matam, roubam… enfim, um rol de coisas que nunca é mais do mesmo. Seca.

Ultimamente tenho visto uma série da RTP de nome Liberdade 21. Gosto muito. Como dá (quando dá) aos sábados à noite, lá tem o MEO que fazer o trabalho por mim e gravar todos os episódios. Ainda só deram 3, mas espera-se que a 1ª temporada tenha 26. A 2ª t já está em fase de filmagens.

O elenco é de luxo: António Capelo, Ana Nave, Ivo Canelas (1ª t), Rita Lello, Albano Jerónimo, Inês Castel-Branco (1ª t), Rúben Gomes, Cleia Almeida e António Cordeiro são os que nos desenjoam dos habituais actores que saltam constantemente de produção em produção. Aqui não há as Ritas Pereiras da vida nem sucedâneas. Aqui há talento e muitos anos disto.
O Ivo Canelas é o que mais se destaca. É para mim o melhor actor português (em paralelo com o Nuno Lopes que, por enquanto, não faz parte do elenco).

A série conta-nos o dia-a-dia de um escritório de advogados que por cada episódio resolve 2 ou 3 casos de justiça. Entre muita linguagem de Direito há também boas doses de humor com pinta.
A filmagem não é a habitual, pelo que no início o movimento da câmara faz confusão aos olhos. Como em tudo, acabamo-nos por acostumar e ficamos presos ao ecrã.

Deixo-vos algumas imagens.


2 comentários:

nuno brolock disse...

por acaso ainda não vi, mas acho que vou seguir a recomendação!

sempre gostei de ver séries de advogados, especialmente o 'the practice', conheces?

o ivo canelas é brutal...ando para ir ver o 'arte de roubar' mas não tenho tido tempo..

Cláudia L. disse...

Digo-te já que podes seguir a recomendação à confiança.
Sabes que não sou grande adepta da temática Direito, porque é sempre embrulhada, mas a esta série tiro-lhe o chapéu.
Nós tb ainda não vimos o "Arte de Roubar" mas deve ser bom.