sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

isto das princesas


Isto de ter uma filha traz ao de cima todas aquelas memórias de brincar com as bonecas. Eu sinto isso e uma grande parte das mães de meninas também. Dar banho, lavar o cabelo, pôr o creme naquelas pernocas gostosas e nas bochechinhas, escolher a roupa para dormir, para sair e para estar em casa, pentear o cabelo e no fim um toque cheiroso. Faz parte do nosso imaginário fazermos tudo isto a um boneco que mexe. Se ainda por cima for menina, tanto melhor. Apesar de adorar tudo o que escrevi antes, a parte das coroas e dos vestidos de princesa dão cabo de mim. Acho meio pateta ver miúdas vestidas de princesas, com tules rastejantes, purpurinas nas bochechas e coroas do chinês num dia normalíssimo de ir para a escola. Não gosto mesmo. No Carnaval, nas festinhas de aniversário temáticas, em casa a brincar, claro que sim. Fora isso, acho só tonto. Vem sempre aquele argumento ainda mais tonto do "Ah, mas é para a criança dar largas à imaginação. Temos que os deixar sonhar!". Pois eu, conservadora que sou nisto dos costumes, gosto que a minha filha saiba e possa estar em qualquer lugar e não pode nem poderá vestir o que lhe apetecer independentemente do sítio onde vá. A Luísa tem ainda 8 meses e não pede nada mas já sei que mais uns 2 aninhos e não me vai largar com isto das princesas... tenha eu paciência! 

1 comentário:

bluesboy disse...

A barbificação das meninas é, a meu ver, uma projecção das mães. Que as colocam em pedestais de viruosismo e, exagerando nisso, não percebem que acabam por transformar as filhas em autênticas caricaturas.