A Ursa Polar explica bem o que eu sinto pelo Dia Internacional da Mulher...
«Começaram as mensagens logo de manhã: "Feliz dia da mulher. Parabéns!".Começou, logo, a azia (literal) agravada por estas mensagens. Vamos lá a ver uma coisa: "Parabéns?". Repito: "Parabéns?". Mas parabéns porquê? Por ter uma vagina e dois cromossomas X? Olha que porra, han?Não percebo, juro que não percebo as mulheres que ficam lisonjeadas quando alguém as congratula neste dia. Ora, ser mulher foi uma escolha individual? Não. Ser mulher foi uma conquista adquirida? Não. Ser mulher, especialmente ser mulher no mundo ocidental em pleno século XXI, é assim tão diferente de se ser homem? Epá, não.A mim não me parabenizem. Sou contra todo o tipo de discriminação. Nomeadamente, contra a discriminação positiva. Sou contra o dia de esmola que estão a dar às mulheres para as distinguir. Nós não precisamos, a sério, obrigada. Fiquem lá com isto.Nós não precisamos de dias que acentuem a nossa diferença dos homens, não precisamos de dias que nos compensem, dias que nos distingam, dias que nos enalteçam. Nós precisamos é de atenuar as diferenças de tratamento e a discriminação do género todos os dias, em todas as acções e não num dia Mundial por ano. Nós precisamos é dos nos sentirmos iguais, nos direitos e nos deveres, de renunciar a dias que ainda nos lembrem que já fomos muito diferentes, menores, inferiores.Explico de forma directa: se é necessário haver um dia destes é porque as mulheres ainda são tratadas com diferença,certo? Portanto, bardamerda para este dia!E se hoje, mais alguma alminha (especialmente alguma do sexo masculino) se lembrar de me dar os parabéns, juro que no dia 3 de Maio irei cobrar um status no facebook dessa pessoa com um "Parabéns ao sol". E no dia 15 de Maio exigirei uma sms para todos os membros de família que constarem na agenda dessa pessoa, até lhe gastar o salto do telemóvel todo. Ah e tal, cala-te pá: é "Dia Internacional da Família".E no dia 11 de Julho, terá que desejar parabéns a todos os seres humanos que se lhe cruzarem no caminho. Ah exagerada e tal. Não. É Dia Mundial da População, tá?Já agora, desafio um beijinho a todos os carteiros que distribuírem cartas no dia 9 de Outubro. Assim, abram a porta e cá vai disto, um grande xi-coração e uma beijufa. Porquê? Ora, pergunta tonta: é dia Mundial do Correio, dahhh»
3 comentários:
O dia internacional da mulher existe não para nos dizer que somos melhores, não para descriminar, mas para celebrar o que certas mulheres já tiveram que lutar para que hoje nós possamos estar aqui a escrever assim, livres. Para que nos aproximassemos da igualdade em termos de trabalho e direitos dos homens. Porque diferentes seremos sempre, a questão não é essa. E ainda já tanta mulher por ser livre neste mundo...
L0L.
Vá, para não te ver ainda mais enfurecida digo-te:
FELIZ DIA DA MULHER
Ok, Ok, não me vou meter mais, onde não fui chamada. L0l :)
Beijo*
Carol,
Entendo o que dizes mas a verdade é que não é nos locais onde as mulheres ainda não são livres que se comemora este dia.
Se este dia servisse para as mulheres se unirem a gritarem pela liberdade das demais, então OK... mas basicamente, este dia resume-se a mais umas flores e umas caixas de chocolates.
Karina Alves,
És sempre chamada!
Beijinhos ;)
Enviar um comentário