terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

receita de granola caseira


Já que ando numa de fazer coisas caseiras, eis que acabo de decidir que vou fazer granola caseira. Ao que parece é algo relativamente fácil e fica muito mais barato. Segue abaixo a receita que me passaram e que vou experimentar:

- 200 g de Aveia
- 1 c.sopa de Sementes de Chia
- 1 c.sopa de Sementes de Sésamo
- 1 c.sopa de Bagas de Goji
- 1 c.sopa de Sementes de Abóbora
- 1 c.sopa de Sementes de Girassol
- 1 c.sopa de Sementes de Linhaça
- 150 g de Frutos Secos (nozes, amêndoas e avelãs)
(triturar)

- 2 c.sopa de Mel
- 2 c.sopa Azeite
- Canela em pó q.b.
- Gengibre em pó q.b.
(forno)

- Chocolate negro q.b.
(no fim)

{claro que estas medidas vão ser a olhómetro mas assim serve de guia}

Pelo que percebi, é dar uma trituradela em todos os ingredientes até aos frutos secos mas sem esfarelar tudo. A ideia é que fique tudo mais ou menos do mesmo tamanho e que as cascas das sementes se quebrem {aliás, se calhar o melhor é começar pelas sementes}. Depois disso é colocar tudo num tabuleiro de ir ao forno e adicionar os restantes ingredientes. Misturar tudo com as mãos e espalhar bem pelo tabuleiro. Vai ao forno a 180º durante uns 20 a 25 minutos, sendo que é importante que se vá mexendo de 5 em 5 minutos. Quando estiver tudo tostadinho, tira-se do forno e mistura-se o chocolate negro. Deixa-se arrefecer. Ao que parece, vai ficar uma placa dura que será necessário partir aos bocadinhos. Depois é só colocar tudo num frasco e ir comendo com iogurte, por exemplo. Deve ser consumido numa 1 semana, mais coisa menos coisa. 

Sei que podem adicionar-se frutas secas (alperces, morangos, passas, etc.), coco ralado, entre tantas outras coisas que vocês gostem mas para já vou só experimentar com o chocolate negro. Ainda assim, vamos lá ver se a quantidade de frutos secos vai ser mesmo aquela... é que eu não gosto nada de frutos secos mas fazem bem, por isso tenho que fazer um esforço.

Deve ficar bem bom e é um bom boost ao pequeno-almoço ou depois da corrida! :)

Sem comentários: