terça-feira, 7 de setembro de 2010

o novo acordo ortográfico


A partir de hoje, vou fazer um esforço grande para começar a escrever de acordo com o Novo Acordo Ortográfico. Nós evoluímos e a língua também evolui. Se há muita coisa que me vai fazer uma confusão desgraçada, há tantas outras que vão ser bem mais fáceis. Como ainda não sei muito bem o que mudou, vou socorrer-me destes sites para tirar algumas dúvidas e tentar adaptar-me o mais rapidamente possível.

O tim tim por tim tim.
O dicionário com e sem.
O conversor.
Exemplos e dicas com fartura.

Para além disso, descobri que o dito cujo foi assinado no dia em que fiz 8 anos. Tendo em conta que já vou a caminho dos 28, não está nada mau. Dizem que até 2015 toda a maltinha já deverá escrever como manda a regra. Vão-se habituando.

ps. só para que saibam, no texto acima não houve qualquer adaptação ao novo acordo, ou seja, vendo bem as coisas, até nem vai custar muito.

3 comentários:

margarida disse...

Eu sou um bocado como o Velho do Restelo, nunca vejo a mudança com bons olhos.

Pedro disse...

Também ainda não me sinto confortável com a aplicação do novo acordo. Não me parece que seja fácil de escrever "ótimo" em vez de "óptimo". Mas sim, é uma questão de habituação/adaptação.

P.

Cláudia L. disse...

Devemos fazer um esforço. Acho que naturalmente vamos acabar por nos adaptar.